sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

CAMINHOS

No início do ano caminhei com meu manto para coletar registros e executar minha ação em um local não muito longe de onde moro, na encosta do rio foi surgindo casas irregulares de pessoas que sem um lugar para colocar suas famílias e por medo da violência da favela ali encontram um solo para seu lar. Eles indagavam o que eu estava fazendo e ficavam curiosos. O dono da casa que por sinal pude produzir o que eu considero o melhor registro ofereceu suas paredes e me pediu que eu fizesse um permanente lá. Concordei ,mais jamais poderei cumprir. Ontem, dia 23/12/2016 véspera de natal a prefeitura protegida pelos seus cães da PM chegaram com ordem de despejo e colocaram no chão todas as construções. Só dando uma hora para que os moradores retirassem seus pertences . A desolação e a falta de perspectiva era assustadora. Geladeiras, trouxas de roupa, moveis desmontados panelas ...Seres humanos sentados ao meio fio sem saber o que fazer. A PM queria escoltá-los para a entrada da favela e eles se recusaram a este êxodo. Um outro problema surge: O local onde eles tinha as casas irregulares eram o que se chama favela de asfalto e é área do comando vermelho. A favela que a polícia quer que eles se escondam na sua faxina urbana é comandada pela facção A.D.A. Isso gera problemas para quem vive estas realidades . Lá eles são personas não gratas mesmo sem nunca terem sido parte de nenhuma facção. Alguns se depositaram embaixo de uma ponte próxima, um lugar que é deposito de lixo e chão de lama e outros esperam na rua a horda de policiais para próxima imposição a força ou que apareça uma outra oportunidade que eles não tem ideia do que possa ser. Desolador.
Estamos organizando cestas básicas aqui perto para que eles tenham o que comer neste natal. Natal este que será a cara da atual realidade brasileira_ Amarga, pesada e sem esperança. Paulo Jorge Gonçalves








Nenhum comentário: